Título: Mais trabalho!
Autor(a): Sadi Dal Rosso
Páginas: 208
Ano de publicação: 2008
ISBN: 978-85-7559-119-2
Preço: R$ 32,00
Indique para um amigo
A quem serve o aumento da carga de trabalho no mundo contemporâneo? Quem se beneficia da intensificação da produtividade e do ritmo dos trabalhadores? Com certeza não são os próprios, que sofrem com os efeitos da dinâmica capitalista de elevar qualitativa e quantitativamente a produção a qualquer custo.

A partir dessa constatação, a obra Mais trabalho!, de Sadi Dal Rosso, analisa situações cruciais para a expansão do capitalismo no início do século XXI. Com argumentos consistentes e investigação rigorosa, Sadi desafia aqueles que acreditam no fim da centralidade do trabalho e no surgimento de uma nova sociedade sem trabalhadores.

O foco de sua pesquisa é a realidade de Brasília, cidade sem tradição de trabalho industrial, que serviu perfeitamente como objeto de observação dos fenômenos globais, que se pretendem modernos sem ser. Sadi Dal Rosso apresenta as conseqüências negativas do excesso de trabalho, onde a cobrança por resultados e a exigência de versatilidade cobram custos altíssimos da saúde física e emocional dos trabalhadores.

Publicado pela Boitempo dentro da coleção Mundo do trabalho, a obra desenvolve conceitos como intensidade do trabalho, a relação deste fenômeno com os trabalhadores e as conseqüências deste para a sociedade. Chegando a conclusões originais, Mais trabalho! demonstra empiricamente a atualidade da luta de classes, apontando quais segmentos sociais ganham com o enfraquecimento e a fragmentação das forças sociais do trabalho. Apresentação de Antonio David Cattani e orelha de Ricardo Antunes, coordenador da coleção.

Trecho da apresentação do livro
"A obra Mais Trabalho! é um desmentido cabal às interpretações apologéticas da superioridade do capitalismo e às teses equivocadas sobre o fim da centralidade do trabalho, sobre o surgimento da "sociedade da inteligência" ou da "comunicação", de um capitalismo pós-industrial sem trabalhadores."

Sobre o autor
Sadi Dal Rosso é professor de sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Doutor pela Universidade do Texas, é reconhecido pesquisador das condições de trabalho no Brasil, coordenando diversos projetos de investigação nessa área. Entre outros livros, publicou A jornada de trabalho na sociedade: o castigo de Prometeu (1996).


PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA:

01/11/2008 - Revista Trabalho, Educação e Saúde - Mais trabalho!: a intensificação do labor na sociedade - Márcia de Oliveira Teixeira

 

07/11/2008 - Le Monde Diplomatique Brasil - Descaminhos do capital - Áquilas Mendes

 

 

Coleções: Revista: Selo:

página inicial   catálogo   página anterior   cadastro

Busca Rápida
AutorTítulo
Agenda
05/03/2013 - Marx: a criação destruidora
Rua Pereira Leite, 373 – Sumarezinho - 05442-000 – São Paulo - SP Tel.: (55 11) 3875-7285/50 – Fax: (55 11) 3872-6869