Título: Terceirização: (des)fordizando a fábrica
Subtítulo: um estudo do complexo petroquímico
Autor(a): Maria da Graça Druck
Páginas: 272
Ano de publicação: 1999
ISBN: 85-85934-35-2
Preço: R$ 32,00
Indique para um amigo
Terceirização: (des)fordizando a fábrica analisa as implicações da reestruturação produtiva no espaço intrafabril, inspirada no toyotismo. Maria da Graça Druck recupera as noções de taylorismo e fordismo e as formas que estes assumem no Brasil, analisando os principais indicadores da crise do "fordismo periférico", bem como as iniciativas governamentais e as novas práticas de gestão adotadas pelo patronato no âmbito do trabalho.

Para desenvolver suas hipóteses, a autora realiza uma das maiores pesquisas setoriais sobre terceirização feitas até então no Brasil, pesquisando 39 empresas do setor de indústria química e petroquímica da Bahia. Os resultados indicam que a terceirização leva à precarização do trabalho, da saúde do trabalhador, do emprego e das ações coletivas.

A (des)fordização das fábricas acarreta também graves distorções nas identidades coletivas dos trabalhadores, nas culturas do trabalho e na cultura fabril. Reforça-se, assim, a identidade corporativa em contraposição à identidade de classe, levando os sindicatos a atuarem cada vez mais dentro de uma "legalidade industrial".

Sobre a autora
Maria da Graça Druck é doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, professora adjunta do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA), pesquisadora do Centro de Recursos Humanos/UFBA e pesquisadora do CNPq. Especialista em estudos na área de sociologia do trabalho, tem vários trabalhos publicados em livros e em revistas acadêmicas, dentre eles A perda da razão social do trabalho, publicado pela Boitempo.

Sobre a Coleção Mundo do Trabalho
Coordenação de Ricardo Antunes
Estudos sobre o trabalho, a sua centralidade na sociedade capitalista, a análise do sindicalismo, questões de gênero e o impacto das transformações trazidas pela globalização são alguns dos temas desta coleção, que publica autores centrais para a discussão.



 

Coleções: Revista: Selo:

página inicial   catálogo   página anterior   cadastro

Busca Rápida
AutorTítulo
Agenda
05/03/2013 - Marx: a criação destruidora
Rua Pereira Leite, 373 – Sumarezinho - 05442-000 – São Paulo - SP Tel.: (55 11) 3875-7285/50 – Fax: (55 11) 3872-6869